Blog

Ver Resultado

Como fazer a limpeza de caixa d’água

Foto utilizada sob licença Creative Commons; autor: Diego Gomes Ferraz.

A caixa d’água funciona como um reservatório e serve para guardar água a fim de garantir seu abastecimento normalmente. Assim, mesmo em situações em que possa ocorrer falta de água, seus consumidores não serão prejudicados.

Essa água é utilizada no nosso dia a dia, para higiene pessoal, limpeza, alimentação… Por isso, é fundamental manter alguns cuidados, para que a água continue limpa e tratada. Uma atitude simples, mas essencial, é manter a caixa d’água sempre tampada, pois isso evita a entrada de sujeiras e ajuda a combater a contaminação através do contato de animais, como ratos, baratas, insetos e outros agentes patogênicos.

Doenças como febre tifoide, hepatite, verminoses, infecções, entre outras, são comumente decorrentes de água contaminada, podendo haver ainda diarreia, febre, vômitos etc. Além disso, a água parada das caixas d´água é um ambiente propício para a procriação do mosquito da dengue. E mesmo tampada, o ambiente úmido e fechado das caixas d’água pode levar à proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos.

Por isso, para garantir um abastecimento saudável de água, deve-se observar a correta vedação da caixa d’água, assegurar que não está trincada ou quebrada e realizar a limpeza a cada seis meses. Veja o procedimento abaixo de como fazer a limpeza da sua caixa d’água.

Tome as providências necessárias

Em primeiro lugar, programe a limpeza de sua caixa d’água com antecedência. Utilize a água necessária antes de iniciar a limpeza. Depois, você deve reservar uma quantidade de água para consumo. E não se esqueça de verificar as condições de segurança.

Separe os materiais necessários

Para limpar a sua caixa d’água, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • balde
  • esponja ou escova com cerdas macias
  • panos limpos
  • luvas e botas de borracha
  • uma pá de plástico
  • uma colher de sopa
  • água sanitária

Siga o passo a passo para limpar sua caixa d’água

  1. Feche o registro do hidrômetro, impedindo que entre água na caixa.
  2. Retire toda a água da caixa. Utilize baldes e reserve a água para reutilizar. Você pode usar para lavar a calçada ou quintal, por exemplo. Assim, evita o desperdício.
  3. Feche a saída de água do reservatório para que a sujeira não entre no cano de água. Depois abra a entrada de água para enxaguar brevemente a caixa com água limpa. Reserve cerca de um palmo de água na caixa.
  4. Faça a limpeza. Proteja-se com luvas e botas de borracha. Esfregue as paredes e o fundo da caixa com uma escova macia e utilize panos limpos. Não utilize escovas ou vassouras usadas nem esponjas de aço. E jamais utilize sabão ou detergente ou outro produto de limpeza, que não seja água sanitária.
  5. Abra a saída da caixa para retirar toda a água da limpeza. Utilize panos e uma pá de plástico para retirar a sujeira e os resíduos que ainda restarem.
  6. Estando totalmente limpa, libere a entrada de água na caixa. Deixe encher até a metade. Depois feche o registro e a saída de água da caixa novamente.
  7. Prepare a solução desinfetante com água sanitária. Utilize as seguintes proporções: para uma caixa d’água de 500 litros, dilua 10 colheres de sopa de água sanitária; para uma caixa de 750 litros, 15 colheres de sopa; e para uma caixa com capacidade de 1000 litros, dilua 20 colheres de sopa. Espalhe a solução nas paredes e no fundo da caixa com um pano ou uma esponja nova.
  8. Aguarde duas horas e deixe a solução agir. Não utilize a água durante esse tempo.
  9. Com o registro fechado, esvazie a caixa d’água. Em seguida, abra as torneiras e as descargas, pois a água também ajudará a desinfetar os canos e as tubulações da casa. Lembre-se aqui também de reutilizar a água para outras lavagens, como a do banheiro e outros pisos.
  10. Lave a tampa da caixa d’água com água corrente. Em seguida, tampe bem, garantindo uma boa vedação, para evitar a contaminação da água.
  11. Anote a data da limpeza para garantir o controle da manutenção. De seis em seis meses, repita o procedimento, fazendo uma nova limpeza de sua caixa d’água.
  12. Abra o registro do hidrômetro para liberar a entrada de água. Deixe a caixa encher e estará pronta para utilização.

Garanta a limpeza de sua caixa d’água. Assim, você protege a água e assegura o seu consumo saudável, evitando sua contaminação e a proliferação de doenças.